sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Um passeio no mundo do AZEITE

Adoro azeite, estudar sua cultura é sempre um prazer. Aquela sensação deliciosa que tenho mais e mais o que aprender! Um mundo totalmente surpreendente, gostoso e saudável…

historia-do-azeite-33

Fui na EXPOAZEITE RIO 2009, lá bebi muito azeite, experimentei sabores  bem diferentes que me fizeram viajar nas oliveiras!

oliveira_2

Azeites espanhóis da Alimentos de Extremadura. (protegido pela Denominação de Origem) são feitos predominantemente com variedades de azeitona "Ergot". Tem sabor: frutado, de noz e ligeiramente amargo e picante. Adorei!

10092009885

Um dos sabores mais diferentes que experimentei foi o azeite com licopeno: salada engarrafada! Também da  Alimentos de Extremadura que é reconhecida hoje por ser uma região de excelentes reservas de água e com diversidade natural única na Europa.

10092009883 

Adorei os azeites de linha gourmet 1492 e OROMAULE que são produzidos na região do Maule, no Chile pela Olivares de Quepu! O Chile produz azeitonas com baixa acidez. “Um bom azeite realça o sabor do prato. Jamais esconde!” me disse Ana Luísa Bernacchi proprietária da  ASA - Ana Santos Alimentos, empresa que está importanto e distribuindo esses azeites, A ASA começou bem: o OROMAULE já pode ser encontrado nos restaurantes Garcia & Rodrigues e Gula Gula, os azeites 1492 serão vendidos na rede Hortifruti.

 Oromaule

Os azeites 1492  com três tipos de azeitonas Picual, Arbequina e Frantoio. Todos extra virgens e 100% monovarietais. Esses azeites receberam medalha de ouro na edição deste ano da Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil Competition.

20081031-todos%20los%20productos%201492

Azeite Italiano: Colline del Matese, foram mais copinhos e copinhos do óleo extra virgem, experimentei todos os azeites da região! O óleo "Colline del Matese" extra-virgem é produzido com a variedade de azeitona Tonda, nativa da região.Essa variedade de azeitona confere ao azeite um sabor forte, levemente ácido, com toques de ervas italianas! Deliciosos!

all-products

Azeitonas recheadas com castanha do Pará! A crocância da castanha e o sabor da azeitona…Hummm Adorei! Vai ser comercializada no Brasil ano que vem pela empresa Eske Group Importação Exportação.

10092009894

Ouse, use e abuse dos sabores que os azeites podem oferecer! Azeite faz bem pra saúde, pra alma, pra vida!

20070615-deg_azeite

Um comentário: